segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

COMUNICAÇÃO GESTUAL OU NÃO VERBAL

           Texto escrito pela fonoaldióloga Roberta Medeiros, consultora em comunicação interpessoal empresarial, pós graduada em Fluência e Funções Orofaciais. Mais informações no site: http://www.robertamedeiros.com.br/

O recurso não verbal mais praticado pelo homem é o gesto. As mãos ganham força e vida aliado ao que falamos. Sejam os gestos produzidos conscientemente ou de forma involuntária, sem que percebamos, terá o poder de potencializar suas idéias e pensamentos de forma positiva ou negativa. Este tipo de recurso surge como forma de reforçar o que está sendo pronunciado através da linguagem oral, oferecendo a expressividade, compreensão e emoção.

A comunicação envolve aspectos conscientes e inconscientes, os quais possuem o poder de significar sua imagem pessoal e profissional, bem como (re)significar as relações sociais.

O que você pensa e sente ao ver uma pessoa discursando e gesticulando de forma rápida? Ou ainda, introduz as mãos aos bolsos, às vezes fica de braços e pernas cruzadas e anda com uma postura encurvada? Provavelmente esta mensagem que o orador transmite é de insegurança, medo, nervosismo e inabilidade. Diante destes aspectos o que chamará mais atenção no discurso, o tema, o conteúdo ou a forma como transparece e expressa seu pensamento?



É interessante mencionar que existem algumas técnicas de comunicação, que devem ser empregadas de forma que auxiliem e potencializem seu desempenho lingüístico, entretanto, usá-las de forma artificial ocasionará um efeito contrário, levando o seu interlocutor a duvidar de suas intenções. Portanto, respeite seu estilo de comunicação e utilize as técnicas no seu dia a dia, tendo o mesmo cuidado que você tem ao se vestir para uma festa ou ao praticar exercícios físicos para não engordar.

É através da comunicação eloqüente, clara, segura, cheia de energia e entusiasmo que conseguimos conquistar e envolver o interlocutor, bem como influenciar no processo de conquista de nossos interesses. É importante que haja uma homeostase na comunicação como um todo.

Pensando nisso o que você pode fazer durante suas apresentações?

1- Antes das apresentações procure evitar esforços físicos intensos que podem levar a uma voz soprosa e ofegante. A respiração é a responsável pelos movimentos no ar que produzem a voz, assim alterações nessa prejudicam sua apresentação.

2- Fale olhando sempre para o publico focalizando pontos na platéia. Fixe seu olhar acima dos olhos ou no fundo da sala. Direcione sua voz ao ambiente sem precisar gritar e realizar esforço vocal, de modo que no final da apresentação esteja com a voz soprosa ou cansada;

3- Se apresentar seu discurso fazendo uso do microfone, é importante saber que existe uma distancia e um posicionamento ideal para se falar ao microfone. Posicione-o na distancia de um palmo a frente do queixo e transmite a mensagem em intensidade habitual;

4- Durante uma apresentação, ou seja, ao falar em grupo, sugiro uma vestimenta corporal que se adeqüe ao estilo do evento. De preferência recomendamos aos homens uma blusa social e calça básica, blazer ou terno. Cuidado ao usar terno, pois, dependendo do momento poderá contar pontos negativos. Apresente-se de modo impecável, pois de acordo com o ditado popular: ?A primeira impressão é a que fica? e, de fato como você será avaliado em 15 ou 30 minutos, é importante que esta primeira impressão seja a mais envolvente possível. Para as mulheres, evitar maquiagens ousadas e para os homens, barba por fazer. Evitar fumar ou mascar balas ou chiclete.

5- Ao se apresentar, aproxime-se do interlocutor inclinando o corpo levemente em sua direção, assim sinalizará abertura e disposição para a comunicação. Ao cumprimentar, estender mão mole ou apertar demais a mão, não é um bom começo.

6- Não se apresente com uma postura humilde, de alguém já derrotado, nem com prepotência ou arrogância do tipo, sou o melhor!

7- Mantenha uma adequada postura corporal, pois facilita a projeção vocal e a articulação precisa, transparecendo naturalidade e uma boa estética. Neste sentido, mantenha um ângulo de 90° entre a ponta do queixo e o pescoço, seja em pé ou sentado.

8- Em pé, os joelhos não devem estar totalmente travados. Deve-se posicioná-los de forma levemente flexionada evitando alterações musculares na região lombar e cervical.

9- Mantenha a cabeça sempre reta, mas nunca tensionada. A cabeça posicionada de forma inclinada para os lados ou para baixo, pode induzir a afirmação ou negação de determinadas mensagens, além de demonstrar insegurança.

10- Os pés devem estar apoiados no chão, de forma que o peso do corpo seja distribuído a toda a base dos pés.

11- Ao sentar, pés apoiados no chão, costas inteiramente apoiadas no encosto da cadeira e joelhos fazendo ângulo de 90°com o quadril.

12- Dê preferência a apoiar a mão uma sobre a outra, em repouso, indicando tranqüilidade; mas a mão fechada com força pode denunciar insegurança. Falar com as mãos nos bolsos também pode ser mal visto, indicando que está pouco à vontade. Ficar de braços cruzados pode indicar que você está na defensiva, escondendo algo ou indisponível para o contato. É necessário que varie a gesticulação, evitando realizar diversas vezes o mesmo movimento.
13- Não execute sua gesticulação abaixo da cintura ou acima da cabeça, afinal você não foi à entrevista ou proferir uma palestra para dançar uma dança flamenca.Procure gesticular normalmente, mas evitando movimentos excessivamente expansivos; procure não ficar irrequieto nem manusear objetos como caneta ou moedas em seu bolso. Mexa-se naturalmente; evite mostrar-se constrangido ou nervoso. Cuidado com os movimentos automáticos, como coçar a cabeça, tremer as pernas e balançar os pés, por exemplo. Não roa as unhas, pois demonstra ansiedade e nervosismo.

14- Não sente de pernas abertas demais, demonstra desleixo e negligência. Evite também esticar as pernas, cruzar os pés à frente da cadeira ou encolher as pernas cruzando os pés sob a cadeira demonstrando estar acuado.

15- Olhe sempre para onde deseja projetar a voz. Desta maneira refletirá segurança e persuasão.

16- Saiba o que falar, como falar e para quem falar.


MEDEIROS, Roberta. Comunicação gestual ou não verbal. Administradores. Disponivel em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comunicacao-gestual-ou-nao-verbal/23185/. 2008. Acesso em: 09 abr 2009

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