sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Conforme presente no site do Conselho Federal de Psicologia (PolOnLine) temos que:

Psicologo Clínico:
Trabalha com indiduo ou grupo de indivíduos, com ojetivo de cura ou prevenção.
O psicólogo clínico realiza avaliações e diagnósticos psicológicos de entrevistas, testes, dinâmicas, visando prevenção e tratamento de problemas psicológicos. Esse atendimento pode ser individual ou em grupo, familias, de acordo com as diversas situações é ajustado. Trabalha em vários estágios: gestação, com crianças, pacientes terminais. Ajuda em ambitos gerais e específicos. Além de poder realizar pesquisas para ampliar o conhecimento teórico sobre a saúde mental.

Psicólogo do trabalho
Pode trabalhar sozinho ou em uma equipe multidiciplinar, em qualquer lugar onde tenha relações de trabalho.
Trabalha avaliando e planejando formas de otimizar os recursos humanos. Participa de seleção de pessoal, utilizando de técnicas para acessorar na busca por pessoal qualificado. Sendo que também trabalha na análise, qualificação e treinamento. Também é responsável por fazer diagnósticos psicossociais sobre a instituição, acompanhando nessa instituição mudanças na forma de trabalho.

Psicólogo do transito
Realiza exames psicológicos em candidátos que desejam tirar habilitação para dirigir automóveis, participa de equipes que visão a prevenção de acidentes no transito.
Trabalha em torno de projetos em educação no transito, na avaliação de consquencias psicologicas do alcoolismo. Apresentar laudos, pareceres quando solicitado pela justiça, sobre ocorrencias no transito.

Psicólogo social
Entende o sujeito de uma perspectiva histórica, considerando sua permanente relação com o meio social em que vive.
Atua junto a organizações comunitárias, com o planejamento e execução de projetos sociais e comunitários, estudando para isso características etnicos, religiosos e classes para isso. Pesquisa e acessoria na area de comunicação e propaganda e ainda analisa variaveis que influencia no comportamento do consumidor.

Psicólogo da saúde
Visa um bem estar coletivo no que diz respeito a prevenção e promoção de saúde através do uso dos diversos conhecimentos da psicologia.
É um campo amplo de trabalho, pois não se restringe a apenas hospitais ou UBSes, mas sim a todo o campo que trabalha com a saúde física e metal da coletividade. (PsicologiaNaNet, 2010)

Bibliografia

_________. Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil. Disponível em: < http://pol.org.br/legislacao/pdf/atr_prof_psicologo.pdf >. Acesso em: 10 ago. 2010

_________. O que é Psicologia da Saúde – O trabalho do Psicólogo na Psicologia da Saúde. Disponível em: < http://www.psicologiananet.com.br/o-que-e-psicologia-da-saude-%E2%80%93-o-trabalho-do-psicologo-na-psicologia-da-saude/1739/ >. Acesso em: 10 ago. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário