quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

GLOSSÁRIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

1. ABNT [- ] Sigla identificadora da “Associação Brasileira de Normas Técnicas”, entidade que gerencia os processos de normatização técnica em nosso país.

2. Abstract – resumo em inglês. Normalmente presentes nas dissertações de mestrado e teses de doutorado. V.tb.: resumo

3. Amostra – [sample] Grupo de elementos ou sujeityos selecionados a partir de um grupo maior (população). Subconjunto da população de estudo. Quando a amostra é represen5tativa dessa população, supõe-se que os dados obtidos por meio da amostra possam ser generalizados para a população da qual a mesma se originou.

4. Amostragem - Procedimento estatístico através do qual se constitui uma amostra a partir de uma população.


5. A priori Termo latino que significa “que vem antes”, “ em principio”. Utilizado na área da pesquisqa para se referir a conclusões alcançadas tomando-se por base pressuposições e não dados empíricos.

6. Apud – Termo latino que significa “de acordo com”, “citando por” Utilizado quando se deseja citar um autor cuja obra não teve acesso direto. Por exemplo:

Segundo Reichenbach (1930, apud POPPER, 1974:30): “os enunciados científicos só podem atingir graus sucessivos de probabilidade, cujos inatingíveis limites, superior e inferior são a verdade e a falsidade”.

7. Artigo – [paper; article] Texto que possui certas características especificas (presença de elementos textuais, tais como introdução, método, resultados, conclusão, referencias...) e cujo objetivo é o de ser publicado num periódico científico [...]
Geral de um artigo depende muito da área em questão, do tipo de pesquisa que lhe fornece base e das normas específicas do periódico em que se pretende publicar o artigo.O formato

8. Background - Termo comumente utilizado para designar o estado atual de conhecimento em determinada área de pesquisa. II- Revisão da literatura.

9. Bibliografia – I. Relato de fontes documentais (livros, artigos de revistas ...) utilizados em trabalho formal (não necessariamente científico ou não). Normalmente, utiliza-se a bibliografia para fontes tomadas como um todo. Em trabalhos científicos não se utiliza a bibliografia, mas a seção denominada referencias.
10. Capitulo – [chaper] Divisão de um trabalho acadêmico, podendo ser ou não numerado. O mesmo que seção, parte.

11. Citação – Alusão, num texto, de uma informação originalmente extraída de outro texto. Pode ser uma transcrição literal (citação direta)ou uma paráfrase (citação indireta). Exemplo:

a) citação direta:
Segundo Costa (1999, p, 161), “na física atual impera o pluralismo teórico.
b) citação indireta
c) No panorama atual da física, não há propriamente uma unidade teórica (COSTA, 1999).
Obs: A norma que regulamenta em detalhes a maneira correta de realizar citações é a NBR:10520. (ABNT, 2002ª).

12. Coleta de dados - Operação através da qual se obtêm as informações ou dados a partir de um fenômeno pesquisado. A coleta de dados é realizada mediante um instrumento de pesquisa, que irá variar em função da ciência e do método utilizado.

13. Conclusão – I- Preposição final de um argumento: “a conclusão de um argumento é aquela proposição que se afirma com base nas outras preposições desse mesmo argumento, e por sua vez, essas outras preposições que são enunciadas como prova ou razões para aceitar a conclusão são as premissas desse argumento” (COPI, 1978, p. 23). II- Parte de um trabalho científio no qual se articulam os resultados com a introdução teórica, produzindo-se as inferências centrais do trabalho, as condiderações finais e as recomenbdações para futuras pesquisas.

14. Definição – I- Preposição que especifica o que uma coisa é; II- Descrição das propriedades ou características de um objeto ou conceito.

Entrevista – Procedimento genérico de coleta de dados no qual ocorre a presença física ou a distância do pesquisador e do sujeito entrevistado. Há diversos tipos de entrevista: estruturada (ou padronizadas), não estruturada (ou despadronizada) e semi-estruturada.

15. Entrevista estruturada – Tipo de entrevista cuja estrutura prevê um roteiro de perguntas pré-estabelecidas e que serão aplicadas a todos os sujeitos respondentes da pesquisa.

16. Entrevista não estruturada –Tipo de entrevista no qual não há roteiro preestabelecido de perguntas a serem feitas aos sujeitos, embora haja um tema bem definido, num contexto informal. (Ex: pesquisa de marketing)

17. Entrevista semi- estruturada – Tipo de entrevista que possui componentes estruturados e não estruturados, ou seja, há um roteiro de pergunta preestabelecidas a serem feitas ao respondente, mas há também um espaço para a discussão livre e informal de determinado tema do interesse do pesquisador.

18. Instrumentos – Meio através do qual se mensura determinado fenômeno ou se obtém dados de uma pesquisa. Nas ciências sociais e humanas, por exemplo, questionários, inventários, testes psicológicos, entrevistas e enquetes são os instrumentos mais comuns. (p.114)

19. Palavra-chave – palavra que fornece uma clara indicação de qual o tema ou área de conhecimento de um trabalho científico.

20. Referencia – “Conjunto de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”. (ABNT, 2002, p.2). Quando se lê uma citação num trabalho acadêmico, espera-se que haja uma referencia.

Fonte: APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica – uma guia para a produção do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2009.

-------


Nenhum comentário:

Postar um comentário