CAPÍTULO 2
O corpo fala
o que sente
Como vimos no capítulo anterior, o posicionamento do corpo é a conseqüência do que pensamos. A expressão corporal é uma linguagem que não mente porque é inconsciente, portanto verdadeira.
Essa linguagem corporal foi estudada através de pesquisas analíticas nas quais as pessoas não sabiam que estavam em observação.
O princípio básico desse estudo está no equilíbrio corporal, ou melhor, na neutralidade das vontades ou repulsas. (...)
Vejamos então o estudo das partes do corpo que fogem da neutralidade.
1 - Quando há uma postura de preponderância do tórax, estamos diante de pessoas vaidosas, egocêntricas e que se acham importantes;
2 - O tórax em posição inversa, encolhida, indica que estamos diante de pessoas tímidas, submissas, retraídas;
NOTA: essas ilustrações e as demais que o livro apresentar, refletem, na maioria das vezes, apenas o momento e isto não quer dizer que faça parte da personalidade da pessoa.
1 - Quando somente a cabeça se ergue, estamos diante de alguém insociável, auto-suficiente, que mantém o controle de si. Geralmente essas pessoas não estão para muito "papo";
2 - Com a cabeça baixa seu corpo diz: "estou diante de grandes desilusões, sou tímido em relação a este ambiente ou sinto-me combalido mentalmente/moralmente".
As pessoas que estão com esse aspecto, devem ser abordadas com jeito. Dessa forma virão a ter grande apreço por você. Outro exemplo interessante é quando a mulher está sentada com a bolsa ou almofada no seu colo. Seu corpo fala: “Eu não estou à vontade”. Não adianta querer seduzir a pessoa nesse estado, pois a probabilidade de ouvir um "não!" é grande.
Imagine agora esta cena: estamos diante de duas mulheres que estão conversando. Elas estão descontraídas e mergulhadas numa ótima conversa. Como identificar quem domina a situação apenas pela expressão corporal? A primeira pessoa que modificar a posição dos braços, tórax e pernas é a "líder" neste momento da conversa, logo em seguida, se a outra imitar os gestos, inconscientemente, mostrará harmonia de pensamento e/ou atenção à sua parceira.
A FORMA DE CAMINHAR
REVELA O PARCEIRO
Analisaremos agora a personalidade de alguém através da forma de caminhar. Isto vai facilitar e muito como proceder com a pessoa que você acabou de conhecer.
A amplitude do passo é também um ótimo indicador da personalidade.
PASSOS CURTOS - indicam uma pessoa que não tem muitos afazeres, tal como se estivesse de férias. Mostra também falta de disposição e certa despreocupação com a vida.
PASSOS MÉDIOS - reflete uma pessoa que está em harmonia e sabe utilizar o tempo com sabedoria. É também um ótimo indicador de maturidade mental/espiritual
PASSOS LARGOS - indicam a pessoa com objetivo, com ideal e metas que precisam ser logo cumpridas, denotam também energia física..
Nenhum comentário:
Postar um comentário