sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A LINGUAGEM CORPORAL pt3

OS SEGREDOS DAS MÃOS

Em 1984, quando eu completava meus 30 anos, fui convidado a uma festa localizada no Setor de Mansões, lugar onde se encontra a "nata" da sociedade brasiliense. Levei o violão "à tiracolo" o que me fazia sempre o centro das atenções.
Nessa festa, alguém estava roubando as atenções sobre a minha pessoa e logo fui ver do que se tratava. Era um rapaz de boa aparência e trajes adequados à festa. Notava-se, de longe, seu alto astral e o mais intrigante:  uma fila de lindas mulheres afobadas ao seu redor. Elas queriam de qualquer forma, falar com esse “abençoado”. Pensei ser um artista ou músico a caminho do  sucesso. Chegando mais perto, notei que ele se comportava como um “guia espiritual”. Ele segurava as mãos daquelas princesas e falava sobre o passado, o presente e o futuro com tanta segurança, que me detive por um bom tempo para entender aquele suposto charlatão.
Os comentários gerais que se ouvia sobre suas adivinhações eram: "é incrível! Ele falou tudo sobre mim". "Não é possível, esse cara já ouviu falar a meu respeito..."
Chegando mais perto, notei que ele observava as mãos de cada pessoa. Achei então que se tratava de um quiromante (alguém que diz ler a vida das pessoas através das linhas da mão). No final da festa quando as consultas haviam diminuído, me aproximei do “bruxo” e partimos para um diálogo estritamente místico. Ao final, perguntei como ele sabia identificar a personalidade das pessoas. Ele respondeu que era através da Quirognomonia (estudo sobre o formato das mãos). A quirognomonia logo me despertou o interesse e no fim de nosso diálogo, ele me convenceu que aquilo não se tratava de especulação barata.
 A partir desse dia, passei a me interessar e ler vários livros dessa área. Paralelamente, a amizade foi mantida com esse fabuloso quirognomonista, chamado Ricardo Pimentel.
A quirognomonia foi baseada em estudos comparativos, durante muitos anos, dos mais diversos tipos de mãos. Esses estudos revelavam, com grande índice de acertos, a saúde física e a característica mental e social do indivíduo. 

Essa análise além de oferecer algumas dicas da pessoa que o interessa, permite um divertido processo de conhecimento do parceiro através da leitura de sua mão.
É interessante abordar esse assunto com a pessoa recém conhecida quando você está sem inspiração. Evitará, assim, assuntos que tornam o diálogo sem naturalidade e de difícil desenrolar.
Para lermos a mão de qualquer pessoa, devemos cumprir as etapas de análise que serão expostas. Só assim teremos uma interpretação dirigida e segura. 


A FORMA CORRETA
DE ANALISAR AS MÃOS DO PRÓXIMO



1 a  ETAPA - Observar os movimentos das mãos

Mãos que se agitam enquanto a pessoa fala: Estamos diante de alguém com dificuldades para o diálogo, caracterizando muitas vezes uma pessoa nervosa ou ansiosa. Mas, atenção! esta pode ser uma pessoa totalmente extrovertida, que gosta de expor seus sentimentos, caracterizando, então, um ser volúvel. Obtendo-se um breve contato, você saberá em quais dos casos essa pessoa se encaixa.

Mãos que não se agitam quando a pessoa fala: trata-se de alguém com uma natureza tranqüila, pacificadora, indicador de maturidade mental e de bom vocabulário. Muitos são espiritualmente desenvolvidos.

Mãos que se escondem nos bolsos, entre as pernas, ou que estão sobrepostas: Trata-se de alguém reservado, que ama o silêncio, não gosta de multidões, caseiro e sempre que possível prefere estar com poucas pessoas. A timidez também é caracterizada por esse comportamento das mãos.
Mãos que estão sempre procurando algo para segurar: Normalmente são pessoas intranqüilas, tensas, ansiosas, sem paciência ou de temperamento nervoso. É fácil identificá-las, pois estão sempre manipulando os mais variados objetos: caneta, caixa de fósforo, chaves, etc.

2 a  ETAPA - Sentir as mãos

Aperto de mão firme e forte: caracterizador de personalidade constante, realizadora, diplomática, bem relacionada (que gosta de fazer amizade), saúde mental e física. Dificilmente carrega traumas ou complexos.

Mãos úmidas e pegajosas: caracteriza uma pessoa medrosa, indecisa, fraca, dependente mentalmente e financeiramente dos seus parentes. Atenção! Há pessoas com distúrbios orgânicos que apresentam os mesmos sintomas nas mãos.
Aperto de mão rápido e forte: O tempo para essas pessoas é fundamental. Essas são impacientes e estão sempre  apressadas. Não se prendem a detalhes e gostam de ouvir logo o final da história. Carregam sempre uma boa dose de egocentrismo. Essas pessoas são amantes da vida urbana agitada e da tecnologia.

Aperto de mão mole: Tratando-se de homem pode indicar até feminilidade. Esse tipo de aperto de mão caracteriza pessoas de vida fácil e que normalmente são preguiçosas.

Aperto de mão muito forte: Estas pessoas gostam de ser o palco das atenções, possuem espírito competitivo e sempre procuram impressionar os que se encontram a sua volta.


3 a  ETAPA - A textura da mão

Esta análise poderá nos revelar características vitais no primeiro encontro.

A - Palma fina: nervosismo, timidez;

B - Palma grossa: sensualidade;

C - Palma áspera e rachada: trabalhador braçal, alimentação pobre em nutrientes.

D - Palma macia e flácida: amor ao luxo, inerte e preguiçoso.


4 a  ETAPA - A forma de apresentar a mão

Observe agora como o polegar se posiciona na mão no momento do cumprimento.
Polegar junto da mão com formato de concha: caracteriza pessoa medrosa, incrédula e desconfiada. Raramente se lança para novas idéias e está sempre desapontada com a vida.
Ih! a sua mão está fechada. Não sabia que a minha namorada era uma pessoa medrosa,

Polegar perto do dedo indicador: quando o polegar forma um pequeno ângulo ( + 10 graus). É um indicador de pessoas com falta de liderança. Geralmente são subordinadas e influenciáveis.

Polegar formando um ângulo de 45 graus: caracteriza uma pessoa moderada, equilibrada e que vive em  boa harmonia com o semelhante e as leis do seu país.

Polegar distanciado, formando um ângulo de 45 à 70 graus: caracteriza pessoas com gosto pela liberdade, possuidoras de um pensamento independente e revolucionárias num bom sentido.
Polegar extremamente distanciado (acima de 70 graus): caracteriza pessoas com total desprezo pelo semelhante. Indivíduos que mostram indiferença aos problemas alheios e do seu país. Revolucionário perigoso, fanático pela liberdade, de difícil manejo, dificilmente constituem família e não vivem de acordo com a sociedade em que habitam.

Os predicados da personalidade aumentam quando perto dos ângulos mencionados.

O polegar quando se apresenta duro, curvo, voltado para o dedo indicador e a palma da mão côncava com os dedos inclinados para o polegar: caracteriza o indivíduo avarento, egoísta e de pouca inteligência.

2 comentários:

  1. Discordo que estas classificações sejam restritas à personalidade mas sim funcionam como expressões de estados passageiros de humor, sentimentos, emoções e afetividade. E concerteza nos fornecem dados para uma melhor compreensão da personalidade de uma determinada pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com seu ponto de vista Ted, contudo percebemos que a personalidade direta e indiretamente se revela por entre traços corporais, esses inconscientes. No entanto, se considerarmos personalidade = caráter (mutável) + temperamento (imutável). Mudando o comportamente e recebendo os devidos reforços para tais, nosso caráter muda, em consequencia, muda-se a personalidade. MAS não podemos misturar real e irreal, latente com manifesto, o que sou com o que passo (ou tento passar) que sou, ou seja, não é porque sorrio que estou feliz. É o que nos alerta para não avaliar apenas um fator corporal.

    ResponderExcluir