quarta-feira, 27 de abril de 2011

LEITURA DINÂMICA

Nosso curso, bem como outros, exige muita leitura e para isso devemos nos colocar a prova lendo e fixando muito conteúdo. Para isso, nada melhor perder nosso velho costume e tentar aprender novas formas. Uma alternativa.

Esse texto foi recebido por mim em 27 de abril. Redigido por Hamilton Cardoso e enviado ao grupo yahoo! de PNL.
Um bom proveito aos interessados.



Leitura Dinâmica

Exercícios de Diversos níveis de Dificuldade

Introdução:
A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e sim o modo como ela é realizada. Devido ao modo como aprendemos a ler, as pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura , tais como:
1) Sub-vocalização (leitura como os lábios ou com a garganta)
2) Leitura Linear (palavra por palavra)
3) Leitura desatenta (com constantes releituras do mesmo trecho, e uma baixa retenção do conteúdo lido)

Também em razão deste tipo de leitura, as pessoas acostumam-se a ler pouco, o que acarreta na maioria dos casos num pequeno repertório de palavras. Assim, qualquer palavra que desconheçam (devido a pouca leitura) provoca-lhe um desconforto interno inconsciente, que elas (as pessoas) procuram justificar-se dizendo para si próprio e para os outros que não gosta muito de ler.
Existem, então, dois motivos básicos pelos quais você lê errado:
1) o modo como aprendeu a ler.
2) ler de modo inconstante.
Na verdade, um decorre do outro: você lê pouco, devido ao modo como aprendeu a ler. É claro que isto não significa que não saiba ler; isto significa apenas que, em sua aprendizagem, foi imposto um limite à sua velocidade de leitura, limite este que você jamais tentou superar.
Quando se ensina uma pessoa a ler, as palavras são divididas em sílabas, para facilitar a aprendizagem da leitura. Além disso, as palavras são lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, as pessoas continuam a ler fazendo esta vocalização das palavras; mesmo que silenciosamente. Na verdade, este é o maior obstáculo à leitura rápida.
Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você deve mudar o seu método de leitura, o que se pode conseguir com um treinamento especial. Primeiro, você deve perder o hábito de sub-vocalizar as palavras. Depois, deve habituar-se a enxergar o conjunto de palavras, ao invés das palavras isoladas. À medida que progredir nos exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez maiores de palavras de uma só vez. Com os exercícios de atenção, aprenderá a aumentar a sua atenção durante a leitura, o que fará que retenha cada vez mais o conteúdo do que ler.
A velocidade que conseguir atingir, a par desta retenção de conteúdo, darão um prazer cada vez maior às suas leituras.
Faço os seus exercícios progressivamente, sem pressa e sem pular nenhum, de modo persistente. Escolha um lugar sossegado, e procure colocar-se de modo relaxado e receptivo, confiando que irá conseguir o que deseja.
Exercícios especiais de leitura
De início, para evitar que você procure vocalizar as palavras que irá ler, coloque um lápis entre os dentes, e empurre a língua contra eles (os dentes), não se preocupar você não vai precisar sempre que ler colocar um lápis entre os dentes, você irá usar o lápis apenas nos cinco primeiro exercícios.
O que você deve fazer é procurar ver (e reconhecer) a palavra de uma única vez, olhando sua parte central. Faça apenas cinco movimentos dos olhos por linha, levando-os de uma só vez, bem rápido, ao meio da palavra seguinte (a linha toda deve ser lida no menor tempo possível - de três a quatro segundos, por exemplo, pra começar). Mantenha o lápis apertado entre os dentes, enquanto lê.
Atenção: Passe para o exercício seguinte somente quando puder reconhecer em um só olhar cada palavra do exercício anterior (fique com os olhos bem abertos, mas sem forçá-los, durante a leitura).

Primeiro exercício: Palavras com Três Letras
Coloque uma folha de papel ocultando as linhas abaixo da linha que você está lendo, e vá descendo a folha progressivamente. Procure olha sempre para o meio da palavra, para a letra central, sem se preocupar com as demais.

VÉU

PAZ

SUA

FEL

EMA









IRA

LER

VIA

ARA

PUA









SOL

ATA

MEL

FIA

LER









PÃO

LUZ

AVE

TEM

ECO









TAL

PIA

TIL

UVA

SAL









ELO

UMA

CAL

TEU

PAR









DIA

CÉU

MÃO

AMA

ELO









LEI

SER

SOM

TEZ

MAL









SUL

LAR

QUE

VOZ

NÃO









MIL

TRI

BOM

MAR

PÃO









TUA

REI

NUA

VÉU

BAR









SIM

GIZ

TIL

LEI

NOZ









137

ZUF

453

ÇPP

MYT









QIP

290

CXP

EWI

CVU









E4T

I9W

QP9

82W

CCW









23Q

M9P

4R5

WSA

5EW

Segundo Exercício: Palavras com Quatro Letras

BOLA

SELO

FILA

CAMA

MOLA









ANEL

FACA

SOMA

TIRA

PENA









VELA

SONO

HORA

PANO

BALA









MOTO

AZUL

TEMA

COLA

SODA









ATAR

ROTA

COMA

TIME

MALA









LONA

SACO

VEIA

AVAL

LODO









RAMO

NORA

LIMA

ZONA

SOLA









NETO

CAVA

LATA

TELA

MIRA









MOLA

VILA

ZETA

POTE

CARO









LAMA

BELA

NATA

TORA

RATO









COVA

SENO

TELA

SINO

SILO









TOLO

PENA

ROMA

CANO

PERA









MNER

XSDE

PEOL

BCVF

WRYE









EWSD

MDIO

3E4I

3ER4

WSDR









34M9

MDS9

12LO

OPDE

3ERT









2ES5

32WT

MOP9

FRE8

09ER

Terceiro Exercício: Palavras com Cinco Letras

atira

sinal

selar

vigia

somar

vocal

lavar

tirar

tomar

cinto

teima

colar

caixa

aviso

trema

creme

troca

fraco

molha

evita

bolha

pilha

acata

sente

ferir

aroma

pasta

limar

monta

natal

afere

ponta

ativa

votar

bócio

norte

mirar

razão

calma

anela

viola

valor

trote

greta

fraco

grito

fruir

hélio

polir

trato

trono

primo

zunir

focar

calar

aleta

frevo

cravo

vidro

remar

evt89

wcrdt

mod09

niruid

rfd67

nmd8i

modop

mfgod

435rd

edry7

3e5o0

m87dd

mdoti

eerw4

iiofr

er45t

md8ri

u7fd9

erd67

4d7uf

Quarto Exercício: Palavras com Seis Letras

atirar

sonhar

acatar

sílaba

coloca

visado











macaco

bolota

amanhã

pintar

treina

formar











visada

sênior

tomada

cilada

alocar

trinar











alçada

tramar

aceder

ornato

trilha

forçar











acenar

nutava

pendia

arcada

exílio

somado











floral

hesita

vastas

tornar

aceita

tendia











plotar

animar

aciona

honrar

fender

pairar











impuro

tensão

núcleo

tímido

abalar

áspero











miasma

valete

frenar

trinar

trotar

seguro











gelado

paleta

pairar

hálito

terçar

caneta











hausto

frisar

haicai

prosar

atraso

macaco











aferir

florir

assume

fresar

tulipa

acenou

Quinto Exercício

Leia as palavras concentrando-se na parte central delas. Não formaram um texto, apenas estão próximas para costumar a forma de leitura.

Se não conseguir ler uma linha em no máximo dois segundos e meio volte aos exercícios anteiores.

azougue sonata cantil pendor anota tonelada
notário afinal tão quota ceder pirado
salutar embrião trepidar acenou perra venal
cota culmina abalar semente afim cálice
pomar acionar finta gravata toca repassa
cena bolota gincana face cal atordoa
camada pilastra mesclar aspecto sólido tenaz
lampeiro queixar focal nata toca impera
alardeia dedo falaz largo meada samba
ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta
vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto
tonificar veículo atol honra ameia celeste
escala explode moldar replicar foz zinabre
rompante grei aflora primícias lei renúncia
vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto
melhora caça cilada lombada pernalta um
tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento
quedar trela avaliação putativo corado geral
sonante aléia sustenido orla via apático
alardeia deleite lâmpada frota liz hepatite
primado altar selim ato arma substância
queixume plausível sótão seda ver grifo
verão promana etapa quiosque ida alerta
selva falda escarpa lotar mó zumbir
trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar
cacife fiambre costado esboça finaliza socapa
soleira moderado economia falácia ala retiro

Sexto Exercício
Coloque uma folha de papel sobre as palavras à esquerda, ocultando todas as que não estiver lendo. Dê uma olhada bastante rápida em cada uma, e em seguida escreva-a num espaço à direita. Em alguns casos, há duas ou mais palavras justapostas. Separe-as, aos escrevê-las. Confira logo em seguida se acertou.
exacerbado
solucionado
terrificante
particularidade
totalitário
penalizado
editorialeco
contrariadote
amorfoplano
generalizador
totemmitotal
lívidofriomar
questionamento
lenticularparca
extremadoonda
gingadopasso
alémdalenda
somatório
territorial
retículofonte
defenestrado
socapaseda
penachogirosal
elevadoparrente
numinoso
floreadador
borriforifa
ponteado
aloprado
vivificante
astraliçar
impermeável
porosidadeopaco
penugem
choquedaqui
alastrante
acachapado

Sétimo Exercício
Há duas ou mais frases separadas por barras. Procure colocar os olhos abaixo de cada frase, bem no meio, procurando ver de uma só vez todas as palavras entre as barras. Mantenha a página a dois palmos de distância dos olhos, durante a leitura
Esta questão / é difícil.
Os pássaros / são canoros.
A tecnologia / evoluiu bastante.
O som / se propaga / no ar.
Palavras vazias / não dizem / muita coisa.
Os produtos / à venda / são baratos.
As questões / da prova / são difíceis.
Não há / evidências que / provem isto.
O triângulo / tem três lados.
É incrível / que isto não / tenha explodido.
O edifício tinha / exatamente / trinta e dois andares.
As vendas aumentaram / extraordinariamente / em dezembro.
Todos pararam de falar, / quando o diretor / pediu silêncio.
A previsão de tempo / indica que haverá / tempo bom, /
sem nebulosidade.
As farpas pontiagudas / penetraram a pele / como agulhas, /
provocando dores / inimagináveis.
O solo é escorregadio; / procurem não cair, / ou quebrarão /
uma perna.

Oitavo Exercício
Procure ler uma linha completa com o mínimo de movimentos dos olhos; pequenas varreduras laterais, em cima do ponto de leitura, no meio da frase, são permitidas, para abranger o campo de leitura.
A maior dificuldade / encontrada pelos órgãos / de planejamento das
empresas / está na obtenção de informações / precisas sobre o
mercado. Para evitar / queda nas vendas, / cada etapa foi
automatizada, facilitando o / intercâmbio de informações entre
gerentes e vendedores.

Nono Exercício
Procure ler os textos a seguir com no máximo três movimentos laterais dos olhos, em cada linha.
O acordo de paz que resultou da ação diplomática não foi capaz
de evitar que os países envolvidos no litígio de fronteiras
entrassem em guerra. A paz voltou somente após a intervenção da
Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante a escalada, uma forte tempestade de neve impediu que os
alpinistas seguissem montanha acima. Com grandes dificuldades,
o grupo de salvamento conseguiu recuperar os membros da
expedição, levando-os para lugar seguro.

Os leitores lentos captam uma ou algumas sílabas por fixação. O leitor dinâmico capta duas, três ou mais com uma fixação. Este, portanto, diminui consideravelmente a quantidade dos pontos de fixação.

Em função do item anterior, concluímos que o leitor lento, ao contrário do dinâmico, detém-se com muita frequência.

O leitor dinâmico consome menos tempo em cada pausa.

O leitor dinâmico pode efetuar saltos de olho e movimentos de retorno com uma velocidade bem maior do que o convencional.

O leitor lento se desconcentra-se com facilidade e lê de forma passiva. O dinâmico é concentrado e crítico.
O leitor lento lê em voz alta ou repete mentalmente o material lido. O dinâmico incorpora diretamente a informação sem utilizar nenhuma forma de repetição.

Vamos agora aplicar na prática todos os conceitos teóricos já absorvidos. Cabe ressaltar que, o sucesso almejado para o curso, depende fundamentalmente da assiduidade na execução dos exercícios.

Exercício de Deslocamento Visual
Tem como principal objetivo, adaptar a musculatura ocular, para movimentações de deslocamentos verticais e horizontais em grande velocidade.
Procure focar sua visão na posição bem no centro a acima das palavras ou grupos de palavras, para facilitar a visualização das mesmas de forma completa, utilizando-se a técnica da visão periférica.

Exercício de Aceleração Visual
Este exercício tem como finalidade, aprimorar o desempenho na movimentação ocultar na leitura de textos, aplicando-se as técnicas descritas no item anterior. Para tanto, você deve escolher um livro de sua preferência, que deverá ser utilizado no treino diário.
Observe a seguir como administrar sua velocidade:
Vamos considerar de início, um valor P.P.M. (palavras por minuto) que será utilizado para determinarmos a velocidade de leitura de uma página. Para calcular o tempo de leitura de um texto, execute a rotina a seguir:
Conte o número médio de palavras por página, multiplique-o por 60 segundos e divida o resultado pelo P.P.M. desejado. Imagine que você queira ler numa velocidade de 360 P.P.M. uma página com 540 palavras:
540 x 60
---------  = 90 s
360
Significa que esta página será lida em 90 segundos, se for mantida a velocidade constante de 360 P.P.M.
Exercitando durante 6 minutos a (360 P.P.M.), você terá lido um total de páginas conforme o calculo a seguir:
360 seg (6 mim)
------------------ = 4 páginas
90 seg
Para que você atinja melhores performances durante o treinamento, é indispensável manter a velocidade constante na leitura, evitando variações de ritmo. Você poderá recorrer a um recurso prático que chamamos de GUIA, para auxilia-lo na manutenção da velocidade. Utilize uma folha de papel, ou uma pequena régua como GUIA, que deverá ser deslizada no sentido vertical, de cima para baixo tampando as linhas já lidas. Logo, seus olhos estarão sempre enxergando a próxima linha, enquanto as linhas lidas estarão ocultas.
Execute o movimento durante alguns segundo antes a leitura, de modo que você fique acostumado a velocidade prevista pelo P.P.M. escolhido. Aumente a velocidade do GUIA cada vez que você deseje aumentar o P.P.M., sincronizando-o com o tempo calculado.
Observe que no exercício de aceleração visual, você apenas deverá correr os olhos no espaço acima das linhas, de margem a margem, sem se preocupar com a leitura. A duração do exercício deverá ser de no mínimo 5 minutos. Se você decidir praticar por exemplo, 10 minutos por dia, pratique 5 minutos, faça uma pausa para relaxamento dos olhos e pratique por mais 5 minutos.
Para relaxamento, feche os olhos, faça movimentos de giro lentamente dentro das órbitas. Friccione bem as mãos, e quando aquecidas, coloque-as suavemente sobre os olhos.

Exercício de Aceleração Compreensiva
Você deverá escolher um trecho qualquer de um livro de sua preferência, ou seja, uma ou duas páginas. Tente ler o mais rápido possível, com uma velocidade adequada à compreensão. Compreender o significado do que for lido ;e a maior preocupação deste exercício. Em seguida escreva o que compreendeu sobre o texto e anote o tempo de leitura . repita o exercício, procedendo como segue:
Some o número de linhas lidas na primeira vez, calcule quatro terços do resultado, e leia essa nova quantidade de linhas no mesmo tempo do texto anterior.
Exemplo: 1º texto é 30 linhas em 1 minuto
2º texto è 40 linhas em 1 minuto (4/3 de 30)
Novamente, escreva sobre o que leu, anote o tempo, e não se preocupe com avaliação nem erras ortográficos.
Você pode recorrer ainda ao MÉTODO DE COMPLEMENTO.
Estabeleça a velocidade desejada (P.P.M.) e aproveite o mesmo calculo realizado na ACELERAÇÃO VISUAL. Assim você saberá quantas páginas você deverá ler num tempo X com P.P.M. escolhido.


Exercício de Leitura Livre
Esta fase do treinamento lhe permite avaliar o desempenho em leituras variadas. Escolha um livro qualquer e proceda a leitura segundo as técnicas apresentadas. Você poderá avaliar seu grau de dificuldade da leitura, ou seja, alterando dias para leitura simples e para leituras complexas.

Sucesso e Paz

Hamilton Cardoso
"Quem distribui conhecimento, distribui VIDA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário