Nosso curso, bem como outros, exige muita leitura e para isso devemos nos colocar a prova lendo e fixando muito conteúdo. Para isso, nada melhor perder nosso velho costume e tentar aprender novas formas. Uma alternativa.
Esse texto foi recebido por mim em 27 de abril. Redigido por Hamilton Cardoso e enviado ao grupo yahoo! de PNL.
Um bom proveito aos interessados.
Leitura Dinâmica
Exercícios de Diversos níveis de Dificuldade
Introdução: 
A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler,  porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e sim o  modo como ela é realizada. Devido ao modo como aprendemos a ler, as  pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura , tais como: 
1) Sub-vocalização (leitura como os lábios ou com a garganta)
2) Leitura Linear (palavra por palavra)
3) Leitura desatenta (com constantes releituras do mesmo trecho, e uma baixa retenção do conteúdo lido) 
Também em razão deste tipo de leitura, as pessoas acostumam-se a ler  pouco, o que acarreta na maioria dos casos num pequeno repertório de  palavras. Assim, qualquer palavra que desconheçam (devido a pouca  leitura) provoca-lhe um desconforto interno inconsciente, que elas (as  pessoas) procuram justificar-se dizendo para si próprio e para os outros  que não gosta muito de ler. 
Existem, então, dois motivos básicos pelos quais você lê errado: 
1) o modo como aprendeu a ler.
2) ler de modo inconstante. 
Na verdade, um decorre do outro: você lê pouco, devido ao modo como  aprendeu a ler. É claro que isto não significa que não saiba ler; isto  significa apenas que, em sua aprendizagem, foi imposto um limite à sua  velocidade de leitura, limite este que você jamais tentou superar. 
Quando se ensina uma pessoa a ler, as palavras são divididas em sílabas,  para facilitar a aprendizagem da leitura. Além disso, as palavras são  lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a  leitura, as pessoas continuam a ler fazendo esta vocalização das  palavras; mesmo que silenciosamente. Na verdade, este é o maior  obstáculo à leitura rápida. 
Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você  deve mudar o seu método de leitura, o que se pode conseguir com um  treinamento especial. Primeiro, você deve perder o hábito de  sub-vocalizar as palavras. Depois, deve habituar-se a enxergar o  conjunto de palavras, ao invés das palavras isoladas. À medida que  progredir nos exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez  maiores de palavras de uma só vez. Com os exercícios de atenção,  aprenderá a aumentar a sua atenção durante a leitura, o que fará que  retenha cada vez mais o conteúdo do que ler. 
A velocidade que conseguir atingir, a par desta retenção de conteúdo, darão um prazer cada vez maior às suas leituras. 
Faço os seus exercícios progressivamente, sem pressa e sem pular nenhum,  de modo persistente. Escolha um lugar sossegado, e procure colocar-se  de modo relaxado e receptivo, confiando que irá conseguir o que deseja. 
Exercícios especiais de leitura 
De início, para evitar que você procure vocalizar as palavras que irá  ler, coloque um lápis entre os dentes, e empurre a língua contra eles  (os dentes), não se preocupar você não vai precisar sempre que ler  colocar um lápis entre os dentes, você irá usar o lápis apenas nos cinco  primeiro exercícios. 
O que você deve fazer é procurar ver (e reconhecer) a palavra de uma  única vez, olhando sua parte central. Faça apenas cinco movimentos dos  olhos por linha, levando-os de uma só vez, bem rápido, ao meio da  palavra seguinte (a linha toda deve ser lida no menor tempo possível -  de três a quatro segundos, por exemplo, pra começar). Mantenha o lápis  apertado entre os dentes, enquanto lê.
Atenção: Passe para o exercício seguinte somente quando puder reconhecer  em um só olhar cada palavra do exercício anterior (fique com os olhos  bem abertos, mas sem forçá-los, durante a leitura). 
Primeiro exercício: Palavras com Três Letras
Coloque uma folha de papel ocultando as linhas abaixo da linha que você  está lendo, e vá descendo a folha progressivamente. Procure olha sempre  para o meio da palavra, para a letra central, sem se preocupar com as  demais.
VÉU
PAZ
SUA
FEL
EMA
IRA
LER
VIA
ARA
PUA
SOL
ATA
MEL
FIA
LER
PÃO
LUZ
AVE
TEM
ECO
TAL
PIA
TIL
UVA
SAL
ELO
UMA
CAL
TEU
PAR
DIA
CÉU
MÃO
AMA
ELO
LEI
SER
SOM
TEZ
MAL
SUL
LAR
QUE
VOZ
NÃO
MIL
TRI
BOM
MAR
PÃO
TUA
REI
NUA
VÉU
BAR
SIM
GIZ
TIL
LEI
NOZ
137
ZUF
453
ÇPP
MYT
QIP
290
CXP
EWI
CVU
E4T
I9W
QP9
82W
CCW
23Q
M9P
4R5
WSA
5EW
Segundo Exercício: Palavras com Quatro Letras
BOLA
SELO
FILA
CAMA
MOLA
ANEL
FACA
SOMA
TIRA
PENA
VELA
SONO
HORA
PANO
BALA
MOTO
AZUL
TEMA
COLA
SODA
ATAR
ROTA
COMA
TIME
MALA
LONA
SACO
VEIA
AVAL
LODO
RAMO
NORA
LIMA
ZONA
SOLA
NETO
CAVA
LATA
TELA
MIRA
MOLA
VILA
ZETA
POTE
CARO
LAMA
BELA
NATA
TORA
RATO
COVA
SENO
TELA
SINO
SILO
TOLO
PENA
ROMA
CANO
PERA
MNER
XSDE
PEOL
BCVF
WRYE
EWSD
MDIO
3E4I
3ER4
WSDR
34M9
MDS9
12LO
OPDE
3ERT
2ES5
32WT
MOP9
FRE8
09ER
Terceiro Exercício: Palavras com Cinco Letras
atira
sinal
selar
vigia
somar
vocal
lavar
tirar
tomar
cinto
teima
colar
caixa
aviso
trema
creme
troca
fraco
molha
evita
bolha
pilha
acata
sente
ferir
aroma
pasta
limar
monta
natal
afere
ponta
ativa
votar
bócio
norte
mirar
razão
calma
anela
viola
valor
trote
greta
fraco
grito
fruir
hélio
polir
trato
trono
primo
zunir
focar
calar
aleta
frevo
cravo
vidro
remar
evt89
wcrdt
mod09
niruid
rfd67
nmd8i
modop
mfgod
435rd
edry7
3e5o0
m87dd
mdoti
eerw4
iiofr
er45t
md8ri
u7fd9
erd67
4d7uf
Quarto Exercício: Palavras com Seis Letras
atirar
sonhar
acatar
sílaba
coloca
visado
macaco
bolota
amanhã
pintar
treina
formar
visada
sênior
tomada
cilada
alocar
trinar
alçada
tramar
aceder
ornato
trilha
forçar
acenar
nutava
pendia
arcada
exílio
somado
floral
hesita
vastas
tornar
aceita
tendia
plotar
animar
aciona
honrar
fender
pairar
impuro
tensão
núcleo
tímido
abalar
áspero
miasma
valete
frenar
trinar
trotar
seguro
gelado
paleta
pairar
hálito
terçar
caneta
hausto
frisar
haicai
prosar
atraso
macaco
aferir
florir
assume
fresar
tulipa
acenou
Quinto Exercício
Leia as palavras concentrando-se na parte central delas. Não formaram um  texto, apenas estão próximas para costumar a forma de leitura. 
Se não conseguir ler uma linha em no máximo dois segundos e meio volte aos exercícios anteiores.
azougue sonata cantil pendor anota tonelada 
notário afinal tão quota ceder pirado 
salutar embrião trepidar acenou perra venal 
cota culmina abalar semente afim cálice 
pomar acionar finta gravata toca repassa 
cena bolota gincana face cal atordoa 
camada pilastra mesclar aspecto sólido tenaz 
lampeiro queixar focal nata toca impera 
alardeia dedo falaz largo meada samba 
ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta 
vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto 
tonificar veículo atol honra ameia celeste 
escala explode moldar replicar foz zinabre 
rompante grei aflora primícias lei renúncia 
vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto 
melhora caça cilada lombada pernalta um 
tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento 
quedar trela avaliação putativo corado geral 
sonante aléia sustenido orla via apático 
alardeia deleite lâmpada frota liz hepatite 
primado altar selim ato arma substância 
queixume plausível sótão seda ver grifo 
verão promana etapa quiosque ida alerta 
selva falda escarpa lotar mó zumbir 
trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar 
cacife fiambre costado esboça finaliza socapa 
soleira moderado economia falácia ala retiro 
Sexto Exercício
Coloque uma folha de papel sobre as palavras à esquerda, ocultando todas  as que não estiver lendo. Dê uma olhada bastante rápida em cada uma, e  em seguida escreva-a num espaço à direita. Em alguns casos, há duas ou  mais palavras justapostas. Separe-as, aos escrevê-las. Confira logo em  seguida se acertou.
exacerbado 
solucionado 
terrificante 
particularidade 
totalitário 
penalizado 
editorialeco 
contrariadote 
amorfoplano 
generalizador 
totemmitotal 
lívidofriomar 
questionamento 
lenticularparca 
extremadoonda 
gingadopasso 
alémdalenda 
somatório 
territorial 
retículofonte 
defenestrado 
socapaseda 
penachogirosal 
elevadoparrente 
numinoso 
floreadador 
borriforifa 
ponteado 
aloprado 
vivificante 
astraliçar 
impermeável 
porosidadeopaco 
penugem 
choquedaqui 
alastrante 
acachapado 
Sétimo Exercício
Há duas ou mais frases separadas por barras. Procure colocar os olhos  abaixo de cada frase, bem no meio, procurando ver de uma só vez todas as  palavras entre as barras. Mantenha a página a dois palmos de distância  dos olhos, durante a leitura
Esta questão / é difícil. 
Os pássaros / são canoros. 
A tecnologia / evoluiu bastante. 
O som / se propaga / no ar. 
Palavras vazias / não dizem / muita coisa. 
Os produtos / à venda / são baratos. 
As questões / da prova / são difíceis. 
Não há / evidências que / provem isto. 
O triângulo / tem três lados. 
É incrível / que isto não / tenha explodido. 
O edifício tinha / exatamente / trinta e dois andares. 
As vendas aumentaram / extraordinariamente / em dezembro. 
Todos pararam de falar, / quando o diretor / pediu silêncio. 
A previsão de tempo / indica que haverá / tempo bom, / 
sem nebulosidade. 
As farpas pontiagudas / penetraram a pele / como agulhas, / 
provocando dores / inimagináveis. 
O solo é escorregadio; / procurem não cair, / ou quebrarão / 
uma perna. 
Oitavo Exercício
Procure ler uma linha completa com o mínimo de movimentos dos olhos;  pequenas varreduras laterais, em cima do ponto de leitura, no meio da  frase, são permitidas, para abranger o campo de leitura.
A maior dificuldade / encontrada pelos órgãos / de planejamento das 
empresas / está na obtenção de informações / precisas sobre o 
mercado. Para evitar / queda nas vendas, / cada etapa foi 
automatizada, facilitando o / intercâmbio de informações entre 
gerentes e vendedores. 
Nono Exercício
Procure ler os textos a seguir com no máximo três movimentos laterais dos olhos, em cada linha.
O acordo de paz que resultou da ação diplomática não foi capaz 
de evitar que os países envolvidos no litígio de fronteiras 
entrassem em guerra. A paz voltou somente após a intervenção da 
Organização das Nações Unidas (ONU). 
Durante a escalada, uma forte tempestade de neve impediu que os 
alpinistas seguissem montanha acima. Com grandes dificuldades, 
o grupo de salvamento conseguiu recuperar os membros da 
expedição, levando-os para lugar seguro. 
Os leitores lentos captam uma ou algumas sílabas por fixação. O leitor  dinâmico capta duas, três ou mais com uma fixação. Este, portanto,  diminui consideravelmente a quantidade dos pontos de fixação. 
Em função do item anterior, concluímos que o leitor lento, ao contrário do dinâmico, detém-se com muita frequência. 
O leitor dinâmico consome menos tempo em cada pausa. 
O leitor dinâmico pode efetuar saltos de olho e movimentos de retorno com uma velocidade bem maior do que o convencional. 
O leitor lento se desconcentra-se com facilidade e lê de forma passiva. O dinâmico é concentrado e crítico. 
O leitor lento lê em voz alta ou repete mentalmente o material lido. O  dinâmico incorpora diretamente a informação sem utilizar nenhuma forma  de repetição.
Vamos agora aplicar na prática todos os conceitos teóricos já  absorvidos. Cabe ressaltar que, o sucesso almejado para o curso, depende  fundamentalmente da assiduidade na execução dos exercícios. 
Exercício de Deslocamento Visual 
Tem como principal objetivo, adaptar a musculatura ocular, para  movimentações de deslocamentos verticais e horizontais em grande  velocidade. 
Procure focar sua visão na posição bem no centro a acima das palavras ou  grupos de palavras, para facilitar a visualização das mesmas de forma  completa, utilizando-se a técnica da visão periférica. 
Exercício de Aceleração Visual 
Este exercício tem como finalidade, aprimorar o desempenho na  movimentação ocultar na leitura de textos, aplicando-se as técnicas  descritas no item anterior. Para tanto, você deve escolher um livro de  sua preferência, que deverá ser utilizado no treino diário. 
Observe a seguir como administrar sua velocidade: 
Vamos considerar de início, um valor P.P.M. (palavras por minuto) que  será utilizado para determinarmos a velocidade de leitura de uma página.  Para calcular o tempo de leitura de um texto, execute a rotina a  seguir: 
Conte o número médio de palavras por página, multiplique-o por 60  segundos e divida o resultado pelo P.P.M. desejado. Imagine que você  queira ler numa velocidade de 360 P.P.M. uma página com 540 palavras: 
540 x 60
---------  = 90 s
360 
Significa que esta página será lida em 90 segundos, se for mantida a velocidade constante de 360 P.P.M. 
Exercitando durante 6 minutos a (360 P.P.M.), você terá lido um total de páginas conforme o calculo a seguir: 
360 seg (6 mim)
------------------ = 4 páginas
90 seg 
Para que você atinja melhores performances durante o treinamento, é  indispensável manter a velocidade constante na leitura, evitando  variações de ritmo. Você poderá recorrer a um recurso prático que  chamamos de GUIA, para auxilia-lo na manutenção da velocidade. Utilize  uma folha de papel, ou uma pequena régua como GUIA, que deverá ser  deslizada no sentido vertical, de cima para baixo tampando as linhas já  lidas. Logo, seus olhos estarão sempre enxergando a próxima linha,  enquanto as linhas lidas estarão ocultas. 
Execute o movimento durante alguns segundo antes a leitura, de modo que  você fique acostumado a velocidade prevista pelo P.P.M. escolhido.  Aumente a velocidade do GUIA cada vez que você deseje aumentar o P.P.M.,  sincronizando-o com o tempo calculado. 
Observe que no exercício de aceleração visual, você apenas deverá correr  os olhos no espaço acima das linhas, de margem a margem, sem se  preocupar com a leitura. A duração do exercício deverá ser de no mínimo 5  minutos. Se você decidir praticar por exemplo, 10 minutos por dia,  pratique 5 minutos, faça uma pausa para relaxamento dos olhos e pratique  por mais 5 minutos. 
Para relaxamento, feche os olhos, faça movimentos de giro lentamente  dentro das órbitas. Friccione bem as mãos, e quando aquecidas,  coloque-as suavemente sobre os olhos. 
Exercício de Aceleração Compreensiva 
Você deverá escolher um trecho qualquer de um livro de sua preferência,  ou seja, uma ou duas páginas. Tente ler o mais rápido possível, com uma  velocidade adequada à compreensão. Compreender o significado do que for  lido ;e a maior preocupação deste exercício. Em seguida escreva o que  compreendeu sobre o texto e anote o tempo de leitura . repita o  exercício, procedendo como segue: 
Some o número de linhas lidas na primeira vez, calcule quatro terços do  resultado, e leia essa nova quantidade de linhas no mesmo tempo do texto  anterior. 
Exemplo: 1º texto é 30 linhas em 1 minuto 
2º texto è 40 linhas em 1 minuto (4/3 de 30) 
Novamente, escreva sobre o que leu, anote o tempo, e não se preocupe com avaliação nem erras ortográficos. 
Você pode recorrer ainda ao MÉTODO DE COMPLEMENTO. 
Estabeleça a velocidade desejada (P.P.M.) e aproveite o mesmo calculo  realizado na ACELERAÇÃO VISUAL. Assim você saberá quantas páginas você  deverá ler num tempo X com P.P.M. escolhido. 
Exercício de Leitura Livre 
Esta fase do treinamento lhe permite avaliar o desempenho em leituras  variadas. Escolha um livro qualquer e proceda a leitura segundo as  técnicas apresentadas. Você poderá avaliar seu grau de dificuldade da  leitura, ou seja, alterando dias para leitura simples e para leituras  complexas.
Sucesso e Paz
Hamilton Cardoso
"Quem distribui conhecimento, distribui VIDA"
Nenhum comentário:
Postar um comentário