quarta-feira, 15 de junho de 2011

RELATÓRIO FINAL DE TCC II – AS CONSEQUÊNCIAS COGNITIVAS DO TRABALHO NO DESEMPENHO ACADÊMICO


Marlene Fátima Costa Cassaro*
Italys de Souza França**



Resumo
Este relatório tem por finalidade expor a trajetória de desenvolvimento do projeto cientifico em questão, desenvolvido na disciplina de Trabalho de Graduação II, citando para isso as dificuldades encontradas em sua elaboração, autores, abordagem teórica utilizada, detalhes referentes à orientação prestada pelo professor designado para tal tarefa, no caso a professora Marlene Fátima Costa Cassaro, e demais comentários pertinentes ao desenvolvimento do trabalho.

Palavras-chave: Relatório. Cognição. Graduação.


Abstract
This report aims to expose the steps of scientific development of the project in question, developed in the discipline of Graduate Work II, citing it for the difficulties encountered in their preparation, authors, theoretical approach, details regarding the guidance provided by the teacher assigned to such a task, the teacher Marlene Fatima Costa Cassaro, and other pertinent comments about the development work.

Keywords: Report. Cognition. Graduation.





INTRODUÇÃO

O tema abordado possui restrito campo teórico de embasamento o que dificulta a pesquisa no que diz respeito aos conteúdos necessários para a estruturação do projeto. Com o objetivo de determinar a influência que o trabalho traz para o acadêmico será realizada uma pesquisa com os primeiros e últimos anos noturnos de Psicologia do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. O relatório será escrito com base no tempo e nas experiências vividos durante o desenvolvimento do projeto.


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Para o desenvolvimento será realizada uma pesquisa mista e exploratória. Os dados serão coletados a partir de consulta em notas dos acadêmicos e aplicação de questionário (QVA) adaptado. A população a ser pesquisada serão o primeiro e o quinto ano do curso de Psicologia noturno da UNIGRAN.

Principais autores

Adriana Benevides Soares: graduada em Psicologia (Bacharel) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e com formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI (1990) e doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI (1995). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora titular da Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Psicologia Cognitiva, Social e Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, representações mentais, compreensão de textos, representação do conhecimento e estratégias de raciocínio, habilidades sociais, ensino-aprendizagem. (SOARES, 2011)

Leandro da Silva Almeida: Professor Catedrático do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Doutorou-se em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, na Universidade do Porto, em 1987, e  prestou Provas de Agregação em Psicologia na Universidade do Minho, em 1994. Na sua preparação do doutoramento, realizou estágios na Universidade de Yale (USA) e na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Lecciona disciplinas de graduação e de pós-graduação ligadas à formação de psicólogos e professores, em domínios da cognição e aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Coordena projectos de investigação e orienta um grupo de investigadores nos domínios da cognição e aprendizagem, adaptação e sucesso académico, e,  mais recentemente, sobredotação e excelência em situações de desempenho. (UMINHO)

Roberto Moraes Cruz: Psicólogo, especialista em Psicologia do Trabalho, Avaliação Psicológica, Ergonomia e Gestão de Recursos Humanos, mestre em Educação (1996) e doutor em Engenharia de Produção (2001). Coordenador do Laboratório Fator Humano, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Psicológico, operando as seguintes subáreas do conhecimento: Psicometria, Psicologia do Trabalho e das Organizações, Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho, Epidemiologia. São ênfases de pesquisa principais: a) métodos de medida e avaliação de aspectos psicológicos no âmbito da saúde e do trabalho; b) prevenção e diagnóstico de riscos e transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho; c) confiabilidade, segurança e comportamento seguro. Realiza atividades de consultoria e assessoramento nos seguintes âmbitos: a) perícia de danos psicológicos no contexto judicial e extra-judicial; b) diagnóstico e a avaliação de problemas de saúde em sistemas de gestão do trabalho; c) planejamento e execução de sistemas de avaliação psicológica. É membro da Psychometric Society e da Sociedad Europea de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, vice-diretor da Revista Electronica de Investigación e Docencia (Reid), Diretor da coleção "Trabalho Humano" e da Coletânea "Avaliação Psicológica" (Casa do Psicológo/All Books). (CRUZ, 2011)

Material teórico

Foi realizada pesquisa em artigos e livros publicados no período máximo de dez anos anteriores ao da formulação do projeto de pesquisa. Apesar da variedade de artigos e livros publicados na área de Psicologia, trabalho e cognição, as teorias ainda se encontram escassas quando se pretende fazer uma pesquisa mais específica a respeito de acadêmicos universitários. Essa questão dificultou a pesquisa, pois a pouca bibliografia demandou uma procura maior e mais apurada, apesar da possibilidade, a partir daí, do desenvolvimento de um trabalho com grande tendência a auxiliar novas pesquisas nessa área. Outra dificuldade como pouco tempo para o busca de material para o desenvolvimento do projeto também esteve presente, pois houve uma demanda de maior organização de tempo alternando entre horário de serviço, horário de aulas na faculdade e horas para pesquisa de material.

Orientação e andamento do projeto

A partir do conhecimento de qual professora seria a orientadora do projeto foi realizada uma orientação pessoalmente, sendo que o restante, em média dez contatos, foram realizados via e-mail.
O projeto, entregue dia seis de maio, atualmente encontra-se no CEP.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O relatório buscou apresentar o tema, bem como esclarecer as finalidades e procedimentos gerais utilizados para a elaboração do projeto de pesquisa. Todo o processo descrito foi desenvolvido no período entre agosto de 2010 e maio de 2011 e no momento aguarda a aprovação do CEP para o início da pesquisa de campo.



REFERÊNCIAS


CRUZ, R. M. Roberto Moraes Cruz. Lattes, 2011. disponível em: <http://lattes.cnpq.br/8057719972797248>. Acesso em: 11 jun. 2011

SOARES, A. B. Adriana Benevides Soares. Lattes, 2011. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/1334935051157421>. Acesso em: 11 jun. 2011

UMINHO. Vice-reitor: Leandro da Silva Almeida. Disponível em: <http://www.uminho.pt/uploads/eventos/EV_560/20060720685722385000.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2011


* Graduada em PSICOLOGIA pelo Centro Universitário da Grande Dourados Unigran (2003). Experiência na área de
Psicologia clinica, especialista em terapia Cognitivo- Comportamental (TCC ), Psicóloga Perita examinadora,especialista
em psicologia do trânsito, Supervisora de estágios clínico e Psicologia Escolar.
**Acadêmico de Psicologia do 7º Semestre do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN.

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