Participação

Com a palavra:



Durante toda nossa vida vivemos por escolhas, escolhemos andar, sentar, cantar, estudar, dançar, até mesmo viver ou morrer, é inevitável dizer sim para um sem dizer não para outra. 

Você não deixaria nenhuma outra pessoa tomar um decisão tão importante em sua vida por você, deixaria? Tenho certeza que não.

Por vezes fazemos essa escolha, deixamos outro optar por nós numa tentativa inconsciente de não nos sentirmos culpados, ou responsabilizados, caso algo de ruim aconteça proveniente dessa decisão. Contudo nos passa por despercebido que a decisão de deixar o outro fazer a escolha por nós, foi nossa mesmo.

Não temos a responsabilidade, nem mesmo possibilidade, de responder perguntas que dizem respeito somente àquele que nos chega. Somos, ao invés disso, responsáveis sim por auxiliar que essa resposta seja alcançada. Nosso papel é de facilitadores onde, assim, a própria pessoa encontra sua resposta e se torna responsável por suas escolhas.
O que posso dizer de nossa responsabilidade se não por meio de nosso juramento:

Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.

Fica meu forte abraço a todos os colegas estudantes e àqueles que em algum momento venham precisar de nossa força.

Italys de Souza França



Nenhum comentário:

Postar um comentário