sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

NORMAS TÉCNICAS PARA O TRABLAHO CIENTÍFICO

Texto escrito pela prof. Bernadeth Bucher

Fonte: FURASTÉ, Pedro Augusto.


Explicitação das Normas da ABNT-2009. Porto Alegre: S.N. 2009



- DEFINIÇÔES: Antes de tratar das Normas Técnicas para a elaboração dos trabalhos científicos, é preciso explicar algumas definições de termos e expressões que serão utilizados neste livro. Essa necessidade prende-se ao fato de encontrarmos definições diferentes na bibliografia disponível, muitas das quais contraditórias, o que sempre gera confusão.

a) TESE – Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de um tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, contituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de DOUTOR ou similar.

b) DISSERTAÇÂO – Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de orientador (doutor), visando à obtenção do título de MESTRE. Trata-se de uma exigência do parecer 977/65 do Conselho Federal de Educação.


c) TRABALHOS ACADÊMICOS e/ ou similares: (Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), Trabalho de Graduação interdisciplinar (TGI) e outros) – Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, modulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.

d) PROJETO DE PESQUISA – Documento que apresenta o plano previamente traçado para o desenvolvimento do trabalho final. A ABNT define projeto como “descrição da estrutura de um empreendimento a ser executado” e projeto de pesquisa como sendo “uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura.”.

e) RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO – Documento q relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. O relatório técnico-científico apresenta, sistematicamente, informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações. É estabelecido em função e sob a responsabilidade de um organismo ou de pessoa a quem será submetido.


f) ARTIGO CIENTÍFICO – É a parte de uma publicação com autoria declarada que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas mais diversas áreas do conhecimento.

g) TRABALHO ESCOLAR – Trabalho, normalmente, exigido sem qualquer compromisso com normas científicas. São resumos, análises, recensões, questionários e tarefas de aula.

h) MONOGRAFIA – Documento constituído de uma só parte ou de um número preestabelecido de partes que se complementam. É um estudo particularizado que se faz de um determinado assunto ou tema, ou de um conjunto de aspectos de determinado assunto ou tema. É o nome genérico que serve para diversos Trabalhos de Conclusão do Curso...



FOLHAS, DATILOGRAFIA / DIGITAÇÃO

Papel Ofício

A ABNT adota a chamada “Série A” para estabelecer os tamanhos padrões das folhas de papel.

.
Formato A1 – 841mm x 594mm
Formato A2 – 594mm x 420mm
Formato A3 – 420mm x 297mm
Formato A4 – 297mm x 210mm
Formato A5 – 210mm x 148mm
Formato A6 – 148mm x 105mm
Formato A7 – 105mm x 74mm
Formato A8 – 74mm x 52mm


DIGITAÇÃO/DATILOGRAFIA

A digitação e/ou a datilografia de um Trabalho Científico deve ser feita em apenas uma face do papel, exceto a folha de rosto, em espaço 1,5. No verso da folha de rosto deve constar a Ficha Catalográfica feita conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano (CCAA2).
Toda impressão ou datilografia de um Trabalho Científico deve ser feita na cor preta. Os erros de digitação, datilografia e/ou de impressão que, porventura, ocorrerem podem ser corrigidos através de uma Errata.

A ABNT não faz menção sobre qual tipo de letra que deva ser utilizado. São recomendadas, porém, (veja-se que recomendação não é obrigatoriedade) as letras: Times New Roman ou Arial. Então, se não houver indicação contrária por parte da instituição ou do orientador do trabalho, algumas outras podem ser utilizadas.




TAMANHO DA LETRA (da fonte)

Outra facilidade que os computadores nos oferecem é a escolha do tamanho da fonte, ou seja, o tamanho da fonte tecnicamente é chamado de pitch.
O tamanho (pitch) que deve ser usado no trabalho, recomendado pela ABNT, é o pitch 12 – para o corpo do texto; e o pitch 10 – para as citações longas, notas de rodapé, paginação e legenda de ilustração e das tabelas.

É muito importante que se ressalte que, aos títulos de seções e subseções, não se deve dar qualquer tipo de destaque que se relacione com o tamanho da letra, isto é, não se deve aumentar o seu tamanho.

SIGLAS

Quando se fizer necessário o uso de siglas para amenizar o texto, deve-se colocar a forma completa do nome em questão e a sigla correspondente, entre parênteses, na primeira aparição. Nas demais oportunidades, usa-se apenas a sigla.


MARGENS E ESPAÇOS

MARGENS

Conforme a ABNT, as margens, para todas as folhas dos diversos tipos de Trabalho Científico, devem ser:

a) margem esquerda: 3cm
b) margem superior: 3cm
c) margem direita: 2cm
d) margem inferior:2cm

Observa-se que não se deve ampliar os 3cm da margem esquerda como forma de compensação de uma possível encadernação de trabalho.

É possível e permitido, no entanto, o alinhamento feito com o recurso da expansão de linhas que os computadores fazem desde que o espaço entre as palavras da linha não seja exagerado e deixe um verdadeiro “buraco” no texto.

É bom saber que coloca o hífen da partição silábica abaixo da última silaba.
Tanto texto manuscrito como digitado. Deve ser:
                                  
 as-                 e não                as                                       
sim                                       sim





TÍTULOS

A ABNT não faz nenhuma recomendação sobre a distância que devam manter da borda superior os títulos que não possuem indicativo numérico. São ales: Errata, Agradecimento, Lista de Ilustração, Conclusão, Referências, Apêndice(s), Anexo(s), Glossário.

Ela diz apenas que se coloque cada um desses títulos centralizado e em nova página. Os títulos que recebem indicativos numéricos devem ficar alinhados à esquerda, com o numeral separado por um único espaço.

Oportuno é lembrar, mais uma vez, que a letra a ser utilizada nos títulos, sejam eles quais forem, deve ser a mesma e do mesmo tamanho que a utilizada no corpo do trabalho. Não se deve alterar o tipo nem o tamanho. Vejamos a disposição dos títulos e/ou elementos na página:

ESPACEJAMENTO

Título dos capítulos (seções primárias)

Os títulos de início de capítulo, como já dissemos, devem estar distantes 3cm da borda superior do papel e alinhados à esquerda, em nova página. Os títulos devem ser separados do texto que vem em seguida por uma linha em branco.

Títulos dos capítulos (seções secundárias em diante)

Os títulos das seções secundárias (subseções) em diante devem estar alinhados à esquerda. Deve-se deixar uma linha em branco entre o título da seção e o texto anterior bem como do texto que sucede. Portanto, segue na mesma página.

Entre as linhas do texto

O espacejamento entre as linhas do texto do trabalho é o espaço 1,5.

Entre parágrafos

A ABNT diz que todo o texto deve ser digitado em espaço 1,5. Isso significa que, inclusive os parágrafos devem ser separados uns dos outros por apenas um espaço 1,5, a exemplo do restante do texto. Portanto, não se deixa linha em branco entre os parágrafos.

INÍCIO DE PERÁGRAFOS E CITAÇÕES

Cada parágrafo do texto deve ter seu início com uma entrada aproximada entre 1cm e 1,5cm da margem esquerda, ou equivalente a um toque na tecla TAB 37 no computador. Esse distanciamento da margem não é rígido.

As citações longas devem ser localizadas com re-entrada de 4cm da margem esquerda, mantendo a exigência do 1cm /1,5cm (ou um TAB) para o início de parágrafo.



PAGINAÇÃO

Todas os Trabalhos Científicos devem ter suas páginas numeradas sequencialmente, no canto superior direito, em algarismos arábicos inteiros, a partir da primeira página da parte textual, a 2cm das bordas (superior e direita).

Todas as páginas do trabalho devem ser contadas. Inicia-se a contagem pela folha de rosto, porém a numeração só passa a ser colocada (escrita) a partir da primeira página da parte textual (que corresponde à introdução do trabalho), em algarismos arábicos.

Então, nas páginas anteriores à introdução, não aparecem os números, nem mesmo romanos, como anteriormente se fazia. Essas páginas são apenas contadas.

Deve ficar claro que a contagem inicia na folha de rosto e que a capa não entra na contagem das páginas.

Se houver anexo(s) ou apêndice(s), suas páginas serão igualmente numeradas de maneira que dêem seqüência à numeração do trabalho. Só não serão numeradas se possuírem uma estrutura física diferente das páginas de outra publicação, formulários, mapas, fôlderes e/ou já possuírem uma paginação própria.









Referências – Identificação das obras utilizadas que estão efetivamente citadas no decorrer do trabalho



BASSO, Olympio
COSTA GAMA, Marina da.
PÁDUA, Marcelo Cirino de.

As indicações de parentesco – Filho, Júnior, Neto, Sobrinho etc. Fazem parte do nome e devem ser mencionadas por extenso.

JUCÁ FILHO, Cândido.
LIMA SOBRINHO, Paulo Roberto.
PERREIRE NETO, Vilmar dias.

LINS, Osman. Problemas Inculturais Brasileiros. 3. ed. São Paulo: Summus,
1982.

BONAZZI, Mariza; ECO, Umberto. Mentiras que Parecem Verdade. 4. ed. São Paulo: SUMMUS, 1980. P. 265.

MOREIRA, Marília; FERNANDES, Lourdes; CASTRO, Vera Lúcia. Os Lobos do Asfalto. Campinas: Verbo, 2003. P. 325

Quando houver mais de três autores, indica-se apenas o nome do primeiro, acresentando-se a expressão latina et al.

FALCONE, Francesco. Et al. Como Interpretar o Choro do Bebê. Porto Alegre: Luzes, 2000.

Quando houver um organizador, coordenador, compilador, editor ou algo assemelhado, inicia-se a referência pelo nome do responsável, acrescentando-se após o seu nome e entre parênteses, a designação correspondente: (Org), (Coord.), (Comp.), (Ed.) etc.

BROOKESMITH, Peter (org.). O Impossível acontece. São Paulo: Círculo do Livro, 1984.

MELO, Maria Helena (Coord.). Meu Encontro Comigo Mesma. Porto Alegre:
Continental, 2000.

FIGUEIREDO. Adriana (comp.). COUTINHO, Ramona; FREITAS, Diovana. Os Segredos de Nosso Diário. Caxias do Sul: Moacara, 2001.

COSTA, Hamilton. (Ed.). SDRÉ, Carlos; WEBER, Milton. A Construção do Saber.
Campinas: Mundial, 1992.

Se o documento não possuir autoria conhecida, a entrada é feita pelo seu título, sendo a primeira palavra escrita em letras maiúsculas.

A GRANDE Magia do Circo. São Paulo: Contrex, 1987.

OS DESENCONTROS de dois Irmãos de Sangue. Rio de Janeiro: Santana, 1988.

PELOS CAMINHOS do Pago. Osório: Candeias, 1999.


Uma observação opurtuna sobre o et al.

No latim, “et” significa “e”, e “al.” é a abreviatura de “alii”, que significa “outros” e é masculino; é também, a abreviatura se “aliae”, que significa “outras e é feminino, podendo, ainda, indicar as flexões latinas do genitivo, dativo, acusativo e nominativo.
Para evitar confusões e erros de regência nas citações, prefere-se fazer uso da forma abreviada, já que a abreviatura serve para todos os casos – masculino, feminino, singular ou plural.
Et al. É uma abreviatura e, por isso, não dispensa o ponto.
A pronuncia correta é “et álii” e não “et alií’”.
Deve ser escrito com caracteres normais, sem negrito, sem itálico ou sublinhado por se tratar de expressão já incorporada ao domínio da nossa língua.


AUTOR ENTIDADE

Instituições, órgãos governamentais ou não, organizações, associações, empresas, sociedades podem ser consideradas “autores”, e seus nomes serão referenciados em letras maiúsculas:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: 2000

SOCIEDADE GAÚCHA DE PRATICANTES DE CAPOEIRA. É praticando que se aprende. Porto Alegre: Cultural, 2001.

ASSOCIAÇÃO PORTO-ALEGRENSE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS. Dê um pouco de carinho aos animais. Porto Alegre: cultural, 2001.

Quando a entidade possuir uma denominação genérica, seu nome deverá vir precedido do órgão superior ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertença.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua portuguesa, primeiro e segundo ciclo. Brasília: 1997. 256p.

BRASIL. Ministério da Justiça. Relatório de atividades do ano de 2000.
Brasília: Imprensa Nacional, 2000. 125p.

Quando a Entidade possuir um nome específico de larga utilização, a entrada é feita diretamente pelo seu nome.

BIBLIOTECA NACIONAL. Relatório da Diretoria Geral. Rio de Janeiro, 1999.

FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO. Perfil da administração pública paulista. 4.ed. São Paulo: 1986. 895p.

Congressos, Simpósios, Encontros, Conferências têm entrada pelo título geral do evento. Deve ser referenciado em letras maiúsculas, seguido de um algarismo arábico que indica o numero do evento, o local e a data da realização, tudo separado por vírgulas, seguido da Imprenta (local da publicação, editora e ano de publicação):

SEMINÁRIO GAÚCHO DE CRIADORES DE ABELHAS, 4, Porto Alegre, 18 jan. 1999. Caxias do Sul, Anais. Caxias do Sul: Montrex, 2005.

CONGRESSO BRASILEIROS DE ESCRITORES, 3, São Paulo, 25 fev. 2000. Porto Alegre, Anais. Porto Alegre: AGE, 2000. 2.v.



EDIÇÃO



Indica-se a edição somente a partir da segunda, com algarismo arábico seguido de ponto e da abreviatura da palavra “edição” (ed.), logo após o título.

MOREIRA, Vitor. O Espaço Azul. 4.ed. São Paulo: Polux, 1998.

SÓDERSTEN, Bo; GEOFREY, Reed. International economics. 3. ed. London: MacMillan, 1994.

Podem ser indicadas, de forma abreviada, emendas, acréscimos, atualizações e revisões à edição.

CHAVES, Adriano O. A capoeira no Brasil. 3 ed. Ver. E aum. Porto Alegre: Matrix, 2001.

DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Atual. Petrópolis: Vozes, 1987.



IMPRENTA

Chama-se se Imprenta a indicação que compreende o local, editora e ano da publicação da obra. O local é separado do nome da editora por dois pontos (:) e esta, do ano, por vírgula, finalizando por ponto.

São Paulo: Ática, 1999.
Petrópolis: Vozes, 1998.
Porto Alegre: Prodil, 1977.


Editor

O nome do editor deve aparecer como nos exemplos a baixo:


J. Olympio e não: Livraria José Olympio Editora.
Atlas e não: Editora Atlas Ltda.
Mercur e não: Companhia Mercur de Publicações LTDA.


Quando uma for publicada por duas editoras, devem ser indicadas as duas com seus respectivos locais (cidades), separados por vírgula.

CAMPELO, Rute. A corrida das Pontes. Porto Alegre: Matrix, São Paulo: Dupont, 1999.

Caso sejam três ou mais editoras, registra-se apenas a primeira que aparece ou a mais destacada.

Quando o editor não é mencionado, faz-se, entre colchetes, a indicação abreviada: [S.n.] ou [s.n] “sine nomine”, ou [S.ed.] ou [s.ed.] “sem editor”.

HOBSBARTH, Maria Irene. O Poder Digestivo da Semente do Mamão. Cuiabá: [S.ed.], 1999.

Data

Indica-se a data com algarismos arábicos, sem pontuação, nem espaços.

CAMARGO, Vitorino Arantes de. Era uma vez um verão em Cidreira. Cidreira: Beira-mar, 2005.

DESCRIÇÃO FÍSICA

Ao final da referência, pode-se registrar o número total de páginas ou folhas, seguidos da abreviatura “P.”, para páginas ou “F.”, para folhas.

VIEGAS, Anne. Acampamento Modelo. Porto Alegre: Lótus, 2001. 253 p.
SCHULTZBERGER, Victor. Músicas de Acalentar. Canoas: Nobre, 1987. 74 f.



Observação:

É oportuno lembrar que, quanto ao uso de numerais, para indicação de uma seqüência, não se escrevem os algarismos repetidos de um número. Se é para ser feita, por exemplo, menção das páginas que vão de 31 até 35, escreve-se: 31-5, não repetindo algarismo 3 do número 35; se forem páginas de 126 à 129, escreve-se 126-9, não repetindo o algarismo 1 nem 2. Portanto, se for feita a indicação: 235-9 é porque se está fazendo referência às páginas 235 até 239.

Nenhum comentário:

Postar um comentário